1.
Livro sensorial ou Caixa sensorial
a.
Folhas e galhos remetendo a floresta
b.
Algodão remetendo a gola e punhos das roupas de reis
e rainhas
c.
Rosto da bruxa com elementos em alto relevo como
por exemplo uma verruga
d.
Penas de galinha
e.
Broto de feijão
f.
Grãos de feijão
g.
Papel de bala, palito de pirulito
2.
Discriminação auditiva – baixar sons de
floresta, risada de bruxa, festa, trombetas, etc
3.
Registro em blocão de reconto das histórias. No
início é natural que as crianças falem apenas frases soltas, mas com o desenvolvimento do trabalho com a
oralidade as crianças devem ser capazes de realmente recontar a história. Por
isso a necessidade de voltar às mesmas histórias com propostas que levem às
crianças a falarem
4.
Jogo da memória gigante com elementos das
histórias. O jogo vai sendo acrescido de novas peças.
5.
Características dos personagens – estimular a
observação das crianças para que sejam capazes de perceber as características
físicas e “emocionais” dos personagens
6.
Circuitos motores ambientados nos contos
7.
Brincar de imitar os personagens (risada da
bruxa; anões voltando da mina de diamantes; Cinderela dançando no baile,
fugindo, acordando; Chapeuzinho andando pela floresta; lobo mau, etc)
8.
Filmagens e gravações das crianças para que elas
se vejam brincando de faz de conta
9. Desenho escondido
1 10 Construção do GRANDE LIVRO DE CONTOS DE FADAS da
turma – livro grande fisicamente; com produções das crianças; elementos de
todos os contos trabalhados (reconto da história; personagens e suas
características; cenários; músicas; fotos; etc)
1 11 Livro de receitas – cada turma construirá um
livro de receitas coletivo. Utilizar a agenda do cartão Visa, enfeitar a capa.
Cada semana uma criança leva o caderno para casa e a família escreve uma
receita de “família”. O link com as histórias são os doces da chapeuzinho e o
livro de poções mágicas da madrasta de Branca de Neve.
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